Nunca se falou tanto em lavagem de mãos quanto no período da pandemia de covid-19. Embora não fosse novidade a importância da boa higiene para a manutenção da saúde e a prevenção a doenças, o medo do novo coronavírus fez crescer a adesão a esse hábito tão relevante.
Mas você sabe mesmo como lavar corretamente as mãos? E, mais: sabe a diferença entre a lavagem de mãos comum e a lavagem cirúrgica?
Se não, então não saia deste artigo, pois é justamente isso o que será abordado aqui.
É inevitável tocarmos em diferentes objetos e superfícies ao longo do dia. E a maioria – se não todos – não é higienizada corretamente. Ou seja, são verdadeiros depósitos de germes e bactérias que podem pôr a sua saúde em risco. A sua e a de outras pessoas.
Isso porque nem sempre somos apenas as “vítimas” da contaminação. Também podemos ser os contaminadores. Quando estamos com as mãos sujas, também disseminamos vírus, bactérias e germes. A boa notícia é que é possível mudar isso!
Ao adotarmos o hábito da lavagem das mãos adequada, reduzimos drasticamente as chances de contaminação, ajudamos a evitar surtos de doenças infecciosas e criamos um ambiente mais saudável para todos.
Embora pareça tão simples para ser verdade, a higiene das mãos é essencial para prevenir a propagação de doenças e garantir a segurança tanto no dia a dia quanto em ambientes de saúde.
Contudo, existem diferentes métodos de lavagem das mãos, cada um com objetivos e técnicas específicas. Conheça, a partir de agora, as principais diferenças entre a lavagem de mãos comum e a lavagem cirúrgica, como e por que elas são realizadas de maneiras distintas.
Lavagem de mãos comum
A lavagem de mãos que realizamos no cotidiano tem como objetivo remover a sujeira e os germes superficiais das mãos. Esse método é prático, rápido e eficiente para o dia a dia, cujo contato com microrganismos é menos intenso.
Entretanto, não é apenas passar as mãos debaixo da água e mal tocar no sabão, esperando que a sujeira saia na toalha.
Uma lavagem comum eficiente deve durar cerca de 30 segundos, com água e sabão.
A técnica consiste em esfregar as mãos ensaboadas, incluindo a palma, o dorso, entre os dedos e sob as unhas, para garantir a remoção de impurezas.
Esse procedimento é suficiente para a maioria das situações e é extremamente recomendável antes das refeições, após o uso do banheiro e sempre que houver contato com superfícies compartilhadas.
Lavagem cirúrgica
Em ambientes de saúde, especialmente em procedimentos cirúrgicos, é necessária uma técnica mais rigorosa de lavagem das mãos, chamada de lavagem cirúrgica. Esse método visa eliminar a maior quantidade possível de microrganismos que possam representar risco durante uma cirurgia.
A principal diferença entre a lavagem de mãos comum e a cirúrgica está no objetivo, no método e no tempo.
A lavagem cirúrgica dura entre cinco e 10 minutos e inclui a limpeza completa das mãos até os antebraços. Ela é realizada com sabão antisséptico especial e escova estéril, e envolve uma técnica meticulosa de escovação para garantir a segurança do paciente, reduzindo as chances de infecção.
Além das palmas e do dorso da mão, cada dedo é minuciosamente escovado, assim como as unhas. A escovação dos punhos e dos antebraços garante que até os pelos fiquem bem higienizados.
Essa técnica é tão importante que o próprio enxague tem um rito a ser seguido. Após escovar todas as partes de cada mão e braço, o enxague com água limpa e corrente deve se iniciar pelas unhas, mãos e a água descer pelos braços, eliminando a sujidade totalmente.