Seja um receptor

Prepara-se para experimentar o mundo por completo

Prepara-se para experimentar o mundo por completo

Independentemente de qual seja o seu caso, receber novos olhos significa melhorar a qualidade de visão e também de vida, não é mesmo? Doenças como o ceratocone, distrofias e infecções corneanas, leucemias e perfurações oculares, entre outros, podem tirar a visão total ou parcial e limitar a nossa liberdade.

 

Doar olhos é uma ação voluntária. Portanto, o receptor não precisa arcar com nenhum custo pelas córneas.

 

Prepara-se para experimentar o mundo por completo
Mas como me tornar um receptor?

O primeiro passo é visitar um oftalmologista. Ele avaliará sua situação e informará se o transplante é a melhor opção para o seu caso. Se for, o próprio médico ligará para a Unidade Regional da Central de Transplantes, inscrevendo-o na lista de espera. Na sequência, serão programados exames pré-operatórios para lhe preparar para a cirurgia ser a mais bem-sucedida possível.

E como funciona essa lista?

O Ministério da Saúde recebe as inscrições dos médicos e monta uma lista em ordem cronológica, levando em consideração prioridades clínicas e o tempo de espera do receptor. Seguindo ela, a instituição encaminha as córneas disponíveis para que os Hospitais realizem o procedimento. Vale a pena lembrar que no transplante de córneas não existe incompatibilidade de sexo, raça ou cor dos olhos.


Central de Transplantes:

45 3321-5505