51% dos casos de cegueira no mundo são causados pela catarata, segundo Organização Mundial da Saúde.
No Brasil, cerca de 30% dos brasileiros acima dos 60 anos sofrem com a doença.
A catarata é uma condição ocular que afeta diretamente o cristalino do olho, responsável por permitir o foco dos objetos em diferentes distâncias, deixando a visão opaca.
“Existe uma lente dentro do olho chamada cristalino. Com o passar da idade, ela pode perder a transparência. Quando essa lente perde a transparência, chamamos de catarata”, explica o oftalmologista Dr. Darci Dacome.
Por se tratar de uma condição degenerativa, ou seja, que avança gradualmente, é mais comum surgir em pacientes com mais de 60 anos de idade.
Sintomas
Os sintomas aparecem gradualmente e pioram conforme a catarata avança. As queixas mais comuns são:
- Visão opaca
- Pontos luminosos ao redor das luzes
- Cores menos vibrantes e mais amareladas
- Baixa visão em ambientes com pouca luz
- Sensibilidade à luz
- Mudança recorrente do grau dos óculos
- Visão dupla
Embora a catarata seja mais comum em pessoas idosas, crianças também podem ser diagnosticadas com essa condição. No entanto, os sintomas são mais difíceis de identificar. É importante que os pais observem se a criança apresenta pupila esbranquiçada, estrabismo, movimentos repetitivos dos olhos e sensibilidade à luz.
Tratamento
A cirurgia de catarata é o único método eficaz para tratar a condição. Durante a cirurgia, o cristalino prejudicado é substituído por uma lente intraocular (LIO), que restaura a visão adequada.
Realizar a cirurgia o quanto antes é fundamental para evitar o avanço da catarata e manter a qualidade de vida do paciente.
Neste vídeo, o Dr. Darci Dacome fala sobre a cirurgia de catarata e tira as principais dúvidas: