Doenças Oculares

Glaucoma

O Glaucoma é uma doença ocular que acontece, na maioria dos casos, quando a pressão dos olhos está elevada. Esta pressão pode afetar o nervo óptico e causar cegueira. Normalmente, a pessoa com Glaucoma não sente nada nos olhos e a visão é normal. Em grande parte dos casos, a doença progride lentamente sem que o paciente se dê conta da perda gradual da visão lateral. Alguns raros pacientes poderão ter sintomas oculares não bem-definidos, como dor nos olhos ou ao redor deles, além de alteração da visão.

 

A doença ocorre com mais frequência em pessoas acima de 45 anos, com histórico familiar de casos de Glaucoma, pessoas com pressão intraocular anormalmente elevada, descendentes de africanos ou asiáticos, diabéticos, míopes, pessoas que usam prolongadamente colírios à base de corticoides e com lesão ocular anterior.

 

O tratamento varia de acordo com a manifestação do Glaucoma. Em geral, o tratamento pode ser feito à base de colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias convencionais, implante de sistemas de drenagem e uma combinação de alguns desses métodos. A meta é impedir a perda visual e manter a pressão intraocular em níveis satisfatórios e devidamente controlados.