Doenças Oculares

Pterígio

Conhecido como “carne crescida”, o Pterígio é uma pequena membrana avermelhada que se posiciona na superfície branca do olho e pode estender-se até a córnea. Alguns dos sintomas causados nos olhos pelo Pterígio são: irritação, vermelhidão, ardor, coceira, sensação de cisco nos olhos e sensibilidade extrema à luz.

 

O Pterígio é uma doença que atinge, principalmente, pessoas que passam muito tempo ao ar livre, especialmente durante o verão. Isso se deve ao fato de essas pessoas tenderem a expor por longos períodos seus olhos à luz solar, sobretudo aos raios ultravioletas, causando irritação crônica pela soma das condições ambientais e da poeira que se acumula nos olhos.

 

O tratamento para o Pterígio é feito principalmente com gotas e pomadas oculares que reduzem a inflamação. Se a membrana se espalha o bastante para atrapalhar a visão ou incomoda o paciente devido à sua estética, ela pode ser retirada por intermédio de uma cirurgia. Mesmo assim, a doença pode voltar a aparecer se o paciente não tomar certos cuidados, como: utilizar-se de óculos solares apropriados, evitar condições ambientais secas e locais muito empoeirados, aplicar lágrimas artificiais sempre que possível.