50 milhões de brasileiros usam óculos: como deixar de fazer parte da estatística?
Cirurgia refrativa corrige a visão e permite livrar-se dos óculos definitivamente.
Miopia, hipermetropia e astigmatismo são problemas de visão comuns, mas bem diferentes entre si.
Miopia
A miopia provoca dificuldade para enxergar objetos distantes. A principal causa dessa condição é a genética, mas hábitos como o uso excessivo de telas também podem contribuir para seu desenvolvimento.
Hipermetropia
A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos. Assim como a miopia, a principal causa é genética.
Astigmatismo
O astigmatismo afeta tanto a visão de perto quanto a visão de longe. Pacientes com esta condição relatam que a luz se propaga de maneira difusa, causando feixes de luz.
Embora sejam problemas distintos, eles têm algo em comum: o tratamento.
Cirurgia Refrativa
A cirurgia refrativa consiste na aplicação de laser diretamente na córnea, corrigindo o grau e livrando o paciente da necessidade do uso de óculos.
A cirurgia para correção do grau é rápida. Nela, é feita uma pequena abertura na camada superficial da córnea. Em seguida, uma fina camada de tecido é removida e um laser é aplicado à córnea, alterando sua curvatura. Esse procedimento melhora a forma como o olho foca as imagens, resultando em uma visão mais nítida.
“A técnica mais aplicada hoje é o PRK, onde o laser é aplicado diretamente na córnea. Outra técnica para a cirurgia refrativa é o Lasik, mas já não a usamos no Hospital de Olhos, pois envolve cortar a córnea e, por questões de segurança, preferimos não utilizá-la”, pontua o oftalmologista Dr. Randal Dacome.
A cirurgia refrativa é indicada nos casos em que o paciente:
- Possui mais de 21 anos
- Está com o grau estabilizado
- Não possui nenhuma doença ocular
Neste vídeo, o Dr. Randal Dacome explica tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia refrativa: