Telas de computadores e das TVs são passatempo de crianças, que passam horas hipnotizadas pelo que estão olhando -  principalmente se estiverem jogando videogame ou assistindo a desenhos. Para se ter uma ideia, um estudo do IBOPE levantou que internautas entre 02 e 11 anos permaneceram, em média, 17 horas mensais conectadas somente ao computador.  Mas nem tudo é diversão! Acontece que o uso excessivo destes aparelhos eletrônicos podem causar sérios danos à visão, como Síndrome Visual associada ao uso do Computador (CVS) e também o agravamento da miopia e da hipermetropia. É preciso também ficar atento com problemas metabólicos, como a obesidade e o sedentarismo.


 


Um estudo realizado pelo National Eye Institute apontou que a incidência de miopia precoce entre crianças americanas aumentou (passou de 25% para 41.6%) ao longo dos últimos 30 anos,  66% a mais. Muitos profissionais oftalmopediatras acreditam, e as pesquisas confirmam, que isso se deve ao uso prolongado do computador e da TV justamente nessa faixa etária.


 


Os pais precisam redobrar a atenção com os sinais dados pelo filho para recorrer a um oftalmologista e detectar precocemente possíveis doenças oculares. Quanto antes iniciar  o tratamento, melhor.


 


Síndrome Visual Associada Ao Uso Do Computador (CVS)


A CVS é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da exposição prolongada dos olhos às telas dos computadores. Não só adolescentes ou crianças, mas qualquer pessoa que passe aproximadamente duas horas por dia em frente ao computador apresenta o risco de desenvolver a Síndrome.


 


Os principais sintomas são:

- olhos irritados, vermelhos, secos ou lacrimejantes;


- coceira, fadiga, sensação de peso nas pálpebras;


- dificuldade em conseguir foco e


- enxaquecas.


 


Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo

Os monitores são fatores de preocupação com quem tem miopia, hipermetropia e astigmatismo e não usam óculos quando quando assistem televisão ou usam o computador. De maneira excessiva, essa prática aumenta o esforço do músculo ocular e vai levar à fadiga antecipada.


 


Para entender melhor

- Miopia: os olhos enxergam objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os que estão longe;


- Hipermetropia: o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize, na retina, os objetos colocados próximos ao olho;


- Astigmatismo: prejudica a visão dos objetos que estão longe e causa fadiga no uso prolongado da visão em atividades de perto (leitura, escrita e no uso do computador).


Dicas para se evitar problemas com a visão:


- Monitore o tempo que o seu filho passa em frente ao computador e televisão;


- Certifique-se que a criança consegue enxergar perfeitamente a tela, mantendo o ângulo da visão em 15 graus, mais ou menos uns 50/60cm de distância dos olhos. O monitor deve ficar ligeiramente para baixo;


- Verifique a iluminação do ambiente onde o computador e a televisão são usados. Nunca os coloque diante de uma janela, pois o excesso de luz na direção dos olhos favorece a fadiga visual. Evite também colocar em ambientes de baixa luminosidade, o contraste com a luz emitida pelo monitor é altamente prejudicial à visão;


- Evite luzes diretas nos olhos, como luminárias de mesa;


- Mantenha a tela do computador limpa;


- Não use medicamentos, como colírios e água boricada, sem antes procurar um oftalmologista. Estes produtos podem mascarar problemas oculares sérios e causar irritação nos olhos.


Fonte: Paranashop

Compartilhar
0

Categorias

Quer receber nossas dicas e novidades?

É só cadastrar seu contato aqui.