Vídeo: Banco de Olhos volta a operar

A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná cumpriu o compromisso firmado e enviou na tarde desta quarta, nova remessa de conservantes para a preservação de córneas. Com a disponibilização do insumo,  as equipes do Banco de Olhos que atuam em Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira, Toledo e Guarapuava já retomaram a coleta de doações.

O Banco de Olhos é mantido voluntariamente pelo Hospital de Olhos de Cascavel, como uma contribuição social. A ele compete receber, analisar e preservar os tecidos, com conservantes fornecidos pelo Sistema Estadual de Transplantes. 

Em seguida, as córneas são postas à disposição da Secretaria Estadual da Saúde, a quem cabe administrar a fila de espera. Sem os conservantes para sua preservação, que deveriam ser fornecidos pelo Sistema Estadual de Transplantes, a captação teve de ser suspensa, temporariamente.

 “A pronta ação do Governo do Estado evitou prejuízos maiores ao fluxo de doações”,  disse a responsável técnica pelo Banco de Olhos de Cascavel, médica Selma Miyazaki, reafirmando sua confiança em que o abastecimento a partir de agora seja regularizado.    

Compartilhar
1

Categorias

Quer receber nossas dicas e novidades?

É só cadastrar seu contato aqui.