Quando você acorda, costuma dar uma checadinha no celular? E naquela preguiça, usa só um olho e deixa o outro fechado? Pois saiba que um estudo mostrou que essa mania pode provocar cegueira temporária.

O Bem Estar desta quinta-feira (07) convidou dois oftalmologistas para falar sobre doenças da visão como a cegueira temporária e a catarata: Dr. Emerson Castro e Dr. Walton Nosé.

Um estudo publicado pelo periódico "New England Journal of Medicine" indica que pode haver cegueira temporária após a utilização de smartphone em ambiente escuro.

Dr. Emerson explica que quando as pessoas estão dormindo, os olhos estão adaptados ao escuro e quando a gente pega o celular ao acordar, um olho fica um adaptado à luz e o outro ao escuro. O cérebro entende que o olho aberto é "cego" e demora para alcançar o outro quando os dois se abrem e, por isso, acontece a cegueira temporária. Nada mais é que uma demora para o cérebro adaptar os dois olhos à luz.

A cegueira temporária não deixa nenhuma sequela, mas causa um susto e desconforto, então a dica é esperar os dois olhos se adaptarem à luz antes de mexer no smartphone.


*Assista aos vídeos no site:  http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/07/uso-do-smartphone-em-ambiente-escuro-favorece-cegueira-temporaria.html

Fonte: G1.Globo

Compartilhar
0

Categorias

Quer receber nossas dicas e novidades?

É só cadastrar seu contato aqui.