Vídeo: Terapias como ortóptica e RPG ocular fortalecem os olhos e tratam visão cansada

Visão cansada após um dia de trabalho, dores de cabeça, tontura ao ler. Nenhum desses sintomas são agradáveis, mas eles podem ter uma mesma causa: enfraquecimento dos músculos dos olhos. Para tratar essas queixas, existem terapias como o RPG ocular e a ortóptica.

— O RPG é um tratamento que cuida do corpo inteiro e essa é uma abordagem dentro da sessão. O se faz é uma reorganização da parte muscular da visão — afirma Debora Duarte, fisioterapeuta da clínica Revigore, especializada na técnica.

A nova rotina diária, principalmente nas grandes cidades, tem exigido dos olhos habilidades que até então não eram necessárias.

— As atividades binoculares (em que os dois olhos são usados) se tornam cada vez mais necessárias para o que demanda a visão de perto, como o uso de celulares e tablets. Isso faz com que a musculatura que ajusta o foco perca a habilidade que deveria ter, promovendo os sintomas característicos — explica Eliane Rodrigues, ortoptista e diretora do clinica Rever Reabilitação Visual.

Para um tratamento completo, normalmente são recomendadas dez sessões (de ortóptica ou RPG), mas nas primeiras já é possível observar os resultados.

— É um engano achar que ao fazer, vão curar seus problemas. O que é feito é um fortalecimento da musculatura. Depois de um tempo é preciso voltar — alerta o oftalmologista Keller Azevedo.

Quando procurar ajuda

Estrabismo

Dependendo do grau da doença, é possível conseguir alinhar os olhos por meio do RPG ocular/Ortóptica

Visão cansada

Quem trabalha de frente para o computador, normalmente tem este sintoma. As técnicas ajudam a fortalecer a visão de perto, diminuindo o cansaço

Tontura ao ler

Algumas pessoas sentem tonturas ao ler dentro do ônibus, por causa da visão enfraquecida e do balanço do veículo. Os tratamentos diminuem este sintoma

Visão dupla

A visão duplicada é um sintoma de que os olhos não estão bem alinhados. Os exercícios contribuem para a readequação da visão.


Fonte: Extra

Compartilhar
0

Categorias

Quer receber nossas dicas e novidades?

É só cadastrar seu contato aqui.