- Formado em Medicina pela Universidade de Marília (UNIMAR)
- Especialização em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)
- Especialização em Catarata e Cirurgia Refrativa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Desde criança, o Dr. André foi inspirado a seguir a carreira médica devido às suas próprias experiências como paciente. Influenciado por seu ortopedista, ele decidiu se dedicar à medicina. Com especialização em Catarata e Cirurgia Refrativa, realizada na Universidade Estadual Paulista (UNESP), ele encontrou uma área onde poderia causar um impacto significativo na vida das pessoas.
“Nasci com o pé torto congênito e tive que passar por quatro cirurgias nos pés. Meu médico ortopedista, Dr. Hilário Maldonado, foi uma grande influência na minha escolha pela carreira médica. Já a decisão de me especializar em oftalmologia, veio por influência do meu grande professor e cunhado, Dr. Antônio Carlos Lottelli Rodrigues”, conta.
Convidamos o Dr. André para uma entrevista de perfil que você confere abaixo.
Quais foram os principais desafios que você enfrentou durante sua formação médica e especialização?
Durante minha formação médica, os principais desafios foram compreender a importância de entender todos os aspectos biológicos, humanos e psicológicos da medicina. Na oftalmologia, os desafios foram ainda maiores, pois é crucial fazer diagnósticos precisos, fornecer tratamentos adequados e prevenir doenças que podem levar à cegueira.
Tem alguma história de um paciente que o impactou que gostaria de compartilhar?
A história mais impactante da minha carreira ocorreu durante minha residência médica. Diagnostiquei um paciente idoso com catarata total em ambos os olhos, que estava enxergando apenas luz. Após a cirurgia de catarata, ele voltou a enxergar, o que foi uma experiência profundamente gratificante.
Como você equilibra sua vida pessoal e profissional?
Equilibro minha vida pessoal e profissional dedicando meu tempo livre e fins de semana à minha família. No meu tempo livre, gosto de praticar ciclismo e restaurar peças antigas. Meu maior hobby é colecionar e restaurar carros e motos antigas. Na parte profissional me dedico e cuido dos pacientes que buscam atendimento.
Como você gostaria de ser lembrado pelos seus pacientes e colegas de profissão?
Gostaria de ser lembrado pelos meus pacientes como um médico atencioso e, pelos meus colegas, como alguém brincalhão e companheiro.
Como você descreveria a experiência de trabalhar em uma instituição com mais de 30 anos de história e renome consolidado na região?
Trabalhar no Hospital de Olhos de Cascavel transformou minha vida profissional, permitindo-me contar com a melhor estrutura e excelência em oftalmologia na região. Compor esse corpo clínico de renome nacional é sempre um desafio, mas também uma grande motivação para continuar exercendo nossa linda profissão com muito amor e dedicação.