- Formado em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina
- Residência em Oftalmologia pelo Hospital de Olhos de Londrina
- Especialista em Retina e Vítreo pelo Hospital de Olhos de Londrina
A visão é um dos sentidos mais fascinantes do corpo humano, interligada a diversos sistemas e suscetível a várias doenças. Desde o início de sua formação médica, o Dr. Rafael sempre teve um grande interesse por essa área. Esse fascínio apenas cresceu à medida que foi se aprofundando na tecnologia e na inovação que fazem parte do dia a dia de um oftalmologista.
“Sinto-me seguro e realizado em poder exercer um trabalho ético e de qualidade, sabendo que esses são valores que o Hospital de Olhos de Cascavel preserva desde sua criação”, pontua.
Convidamos o Dr. Rafael para uma entrevista de perfil que você confere abaixo.
Doutor, quais foram os principais desafios que você enfrentou durante sua formação médica e especialização?
O principal desafio foi estabelecer uma relação de confiança e empatia com os pacientes, compreendendo suas expectativas e limitações para individualizar o tratamento. As inúmeras horas de estudo e aperfeiçoamento só podem ser realmente aplicadas quando a relação médico-paciente é adequada.
Tem alguma história de um paciente que o impactou que gostaria de compartilhar?
Tenho inúmeras histórias marcantes devido ao carinho e envolvimento com meus pacientes. No entanto, a mais impactante foi familiar. Minha avó desenvolveu um quadro de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) de rápida progressão, e isso me fez perceber a importância de estarmos atentos à nossa saúde e à saúde daqueles que convivem conosco.
Há algum momento ou realização que você considera um divisor de águas em sua vida profissional?
Cada etapa da vida profissional é importante. O primeiro paciente, a primeira cirurgia, os sucessos, as dificuldades, os reconhecimentos e as frustrações foram experiências fundamentais na minha evolução como profissional. A forma como lido com essas situações e o que aprendo com elas me transformam em um profissional melhor a cada dia.
Quais são suas aspirações futuras, tanto pessoalmente quanto profissionalmente?
Pessoalmente, desejo cultivar uma relação familiar e social cada vez mais sólida, pois valorizo muito as pessoas com quem convivo. Profissionalmente, aspiro ser cada vez mais qualificado na minha área, ajudando pacientes e colegas.
Quais são os principais desafios e oportunidades de responder como corpo clínico de uma marca com uma trajetória tão longa e reconhecida?
O Hospital de Olhos de Cascavel conta com profissionais altamente qualificados em diversas áreas. Isso representa uma grande oportunidade e, ao mesmo tempo, um desafio, pois exige que eu busque constantemente a excelência. Sei que quando um paciente procurar nosso atendimento, ele será bem acolhido e suas necessidades serão atendidas.