ATENDIMENTO Unid. Principal: Segunda à sexta : 7h – 20h | Sábados: 7:30h – 12h
ATENDIMENTO Shopping Catuaí: Segunda à sexta : 09h – 21h | Sábados: 08h – 18h | Domingos: 14h – 18h

ATENDIMENTO: Segunda à sexta : 7h – 20h | Sábados: 7:30h – 12h

ATENDIMENTO: Segunda à sexta : 7h – 20h | Sábados: 7:30h – 12h

BLOG

do Hospital de
Olhos de Cascavel

Olhar do Futuro: Projeto do Hospital de Olhos de Cascavel leva saúde ocular a crianças

A saúde dos olhos na infância é um pilar fundamental para um desenvolvimento pleno e cheio de oportunidades. Pensando nisso, o Hospital de Olhos de Cascavel deu início à segunda edição do projeto Olhar do Futuro, uma iniciativa de impacto social que já nasceu com a missão de transformar vidas. 

Em sua primeira edição, em 2024, foram atendidas 300 crianças. Agora, o projeto amplia o alcance e pretende beneficiar mais de mil crianças de até 8 anos de idade com consultas oftalmológicas completas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Os atendimentos desta nova fase começaram em outubro e seguem até dezembro, garantindo que um número ainda maior de famílias seja assistida.

Como o projeto funciona

As crianças passam por uma triagem e, posteriormente, por consultas oftalmológicas realizadas por uma equipe médica especializada. 

Um dos grandes diferenciais do Projeto Olhar do Futuro é o cuidado integral: as crianças que apresentarem necessidade de correção visual recebem os óculos gratuitamente.

A Dra. Vitória Mafra, uma das especialistas envolvidas, detalha o fluxo do atendimento: “Realizamos o atendimento três vezes na semana. Temos a oportunidade de fazer a triagem, o exame completo da criança que está com dificuldades no colégio, por exemplo. Atendemos, anotamos a necessidade, receitamos os óculos e, em campanha com ótica, conseguimos entregar essa armação para a criança e ela sai totalmente assistida. Podemos, inclusive, programar seu retorno para eventuais ajustes.”

A estrutura do Hospital permite a realização de exames específicos e de alta complexidade, se necessário. “Aqui, no hospital, fazemos a topografia de córnea, o autorrefrator, a retinoscopia, a biomicroscopia e a fundoscopia, olhando os detalhes do nervo e da retina da criança”, complementa a Dra. Vitória. 

O projeto vai além: casos que demandem intervenção cirúrgica, como catarata congênita, também são encaminhados para o SUS para que a criança receba o atendimento necessário.

O impacto de enxergar bem na infância

A médica Dra. Ameline Nishizima ressalta a importância do projeto para o desenvolvimento infantil: “Esse cuidado desde cedo garante uma infância mais saudável e um futuro com mais oportunidades. Enxergar bem é fundamental para aprender, brincar e crescer, contribuindo para o melhor desempenho escolar e social das crianças.”

Ela acrescenta: “Nosso intuito é levar acessibilidade e fazer diferença na vida das famílias, especialmente daquelas que não têm condições de arcar com esses custos. É gratificante ver como algo simples, como enxergar bem, pode transformar o dia a dia das crianças.”

O médico Dr. Laércio Rafael enfatiza a importância do diagnóstico precoce para as crianças: “Existem algumas doenças relacionadas à infância em que o diagnóstico precoce faz toda a diferença pra qualidade de vida. São doenças refrativas, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que são simples de tratar.” 

Ele relata um caso emblemático: “Teve um caso de um menino de seis anos que sofria bullying por ter uma manchinha no olho e não queria mais ir à escola… No exame, descobrimos que era catarata congênita. Agora, vamos operá-lo.”

A Dra. Bruna Ribas Gelinski também chama a atenção para um problema comum nessa faixa etária: “É muito comum percebermos casos de ambliopia, o ‘olho preguiçoso’. Como o olho da criança se desenvolve até os sete anos, é nesse período que precisamos fazer esse ajuste.”

Depoimentos que inspiram

A satisfação das famílias é a maior recompensa. Eliane Dias Oliveira é mãe da Diana Cristina, de seis anos, e compartilha sua experiência: “Eu nem sabia que ela precisava usar óculos. A professora desconfiou. As meninas do posto foram à escola, fizeram os exames, a consulta saiu rápido, não demorou nem uma semana. E a gente já sai daqui com os óculos gratuitos. Agora, ela vai voltar enxergando melhor. Algo que nem sabíamos que ela precisava.”

Bianca Martins, mãe da pequena Valentina, de 1 ano e 4 meses, também aprovou: “Todos nos atenderam muito bem. Encaminharam a Valentina porque ela tem um probleminha no olho esquerdo. Como mãe, eu fico tranquila com todo o atendimento que estamos recebendo.”

Uma corrente do bem

O sucesso do Projeto Olhar do Futuro é fruto de uma parceria essencial. Eduardo Chiapetti, sócio-proprietário das Óticas Brasil, destaca: “O projeto vem ao encontro do propósito das Óticas Brasil, que é proporcionar às pessoas uma visão perfeita. Somos gratos ao Hospital de Olhos pela confiança e nos permitir participar desse trabalho.”

Para os profissionais em formação, como o Dr. Cáledi Ataíde, médico residente, a experiência é enriquecedora: “Atender crianças é um desafio, mas ajuda muito na nossa formação. Temos de ter habilidade para explicar para a criança e fazer um exame mais acessível. Contudo, a estrutura do Hospital auxilia bastante para a boa qualidade do atendimento.”

O Hospital de Olhos de Cascavel acredita que cuidar da visão das crianças é investir no futuro de toda a comunidade. 

O Projeto Olhar do Futuro vai muito além de consultas e óculos. É sobre garantir que cada criança tenha a chance de ver o mundo com clareza e, assim, construir um amanhã com mais igualdade e possibilidades.

#OlharDoFuturo #HospitalDeOlhosCascavel #SaúdeOcular #SaúdeInfantil #ResponsabilidadeSocial

Compartilhe

Artigos Recentes