Vídeo: Cor dos olhos pode ter algum efeito sobre visão, dizem especialistas

Evidências são escassas e inconclusivas, mas indicam alterações.

Olhos claros são melhores com precisão; olhos escuros, com reação.

Será que a cor de seus olhos pode afetar mais que apenas sua vida amorosa?

É fato conhecido que pessoas com olhos mais claros tendem a ser mais sensíveis à luz, resultado de menos pigmentação na íris para protegê-las da luz do sol. Isso pode colocá-las sob um risco maior de degeneração macular e outros problemas relacionados aos olhos. Porém, não está claro se isso se estende à visão.

Se há diferenças, elas parecem ser sutis. Há muito poucas evidências – ou nenhuma – de que um olho mais escuro significa maior acuidade visual, mas uma teoria sugere melhores tempos de reação nessas pessoas.

Estudos examinaram esse fato analisando o desempenho em esportes. Um estudo, da Universidade de Louisville, descobriu que pessoas com olhos escuros desempenhavam melhor “tarefas de reação”, como atingir bolas, jogar na defesa num jogo de futebol americano e lutar boxe. Mas pessoas com olhos claros se saíam melhor em “tarefas de maior precisão”, como dar uma tacada numa bola de golfe, lançar bolas de beisebol ou jogar boliche. Um estudo similar com estudantes de universitários descobriu que os participantes com olhos mais escuros eram melhores em bater bolas de squash.

No entanto, outros estudos contestaram essas descobertas, incluindo um que analisava jogadores de rúgbi. Cientistas afirmam serem necessários mais estudos.

Conclusão: há evidências limitadas de que a cor dos olhos pode ter um leve efeito na visão.

Fonte: G1 Globo

Compartilhar
0

Categorias

Quer receber nossas dicas e novidades?

É só cadastrar seu contato aqui.