Vídeo: Transplante de córneas: o milagre da voltar a enxergar, que Cascavel repetiu 136 vezes em 2018

Além de celeiro de grãos e proteína animal, Cascavel é polo e referência para a região Sul do País em medicina de média a alta complexidade, com quase uma centena de clínicas e hospitais e mais de 700 médicos das diferentes especialidades. Na área de transplantes de órgãos e tecidos, é considerada um exemplo. A população participa com generosidade e responde por um dos maiores índices de captação de órgãos e tecidos do Brasil.

Na área de oftalmologia, o Banco de Olhos de Cascavel é apontado como um dos mais ativos do País. Ele é mantido pelo Hospital de Olhos, que encaminha as córneas à Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela gestão da Central de Transplantes, que administra fila única de receptores.

Graças à atuação do Banco e participação dos doadores, Cascavel zerou as filas às espera de transplantes de córneas. Segundo a revista Registro Brasileiro de Transplantes, publicação da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em 2018 foram realizados na cidade, 136 transplantes de córneas. O tempo de  espera é quase inexistente, resume-se à tramitação do processo junto à Central de Transplantes e autoridades competentes.

A Córnea vem a ser o tecido transparente que fica na frente do olho, equivalente ao vidro de proteção do mostrador do relógio e tem a função de permitir que a luz entre no olho para ser focalizada na retina. O Transplante de Córnea é uma cirurgia, que se faz para substituir uma córnea doente por outra saudável, de um doador. Se a córnea embaça, por causa de doenças hereditárias, lesões, infecções, queimaduras por substâncias químicas ou outras causas, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou, às vezes, até ficar cega. Nestes casos, óculos apenas não resolve. Só a troca da córnea doente por outra sadia e transparente pode melhorar a visão. Para maiores informações, entre em contato com o Hospital de Olhos de Cascavel.

Quer receber nossas dicas e novidades?

É só cadastrar seu contato aqui.